Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / PROJETOS / MANEJO ESPELEOLÓGICO
Elaboração de Plano de Manejo Espeleológico para 32 Cavernas do Vale do Ribeira (SP)

O projeto foi considerado como uma epopeia na história da exploração espeleológica, foram 32 Planos de Manejo de uma das mais importantes áreas cársticas brasileiras, com potencial de projeção internacional, localizada numa área contínua do remanescente da Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

• Objetivo: foram mais de 30 km de galerias subterrâneas mapeadas e identificadas como ricas em biodiversidade e formações espeleológicas. O projeto contribuiu com o desenvolvimento de uma metodologia para o zoneamento de cavernas, e estabelecimento de indicadores para a proteção e para o uso responsável.

• Parceiros: O EKOS Brasil coordenou o projeto e reuniu mais de 100 renomados técnicos e cientistas para elaborar simultaneamente os planos de manejo espeleológico das cavernas distribuídos em 4 Parques Estaduais geridos pela Fundação Florestal, (Parque Estadual Intervales, PETAR, Parque da Caverna do Diabo e Parque do Rio do Turvo).

• Destaques socioambientais:
-22 comunidades tradicionais e rurais envolvidas no processo;
-10 sítios arqueológicos descobertos;
- Foi identificado que há em cada ecossistema cavernícola particularidades quanto a fauna. Nenhuma caverna apresentou os mesmos resultados que outra. Isso significa que quaisquer perturbações cujas consequências ultrapassem o ponto crítico de resiliência do sistema, implicarão necessariamente em perda de diversidade.
 

MANEJO ESPELEOLÓGICO - RESUMO EXECUTIVO VALE DO RIBEIRA
: : PDF Download (MB)