Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / PROJETOS / ITAITUBA
Elaboração do Plano de Manejo das Florestas Nacionais de Itaituba I e de Itaituba II (PA)

 

Sob o ponto de vista do potencial econômico, da riqueza da diversidade biológica, das riquezas naturais e da diversidade cultural e étnica, a região de Itaituba (PA) onde estão as FLONAs é uma das mais importantes da Amazônia.

Através de estudos previamente realizados e revisados, novos diagnósticos de campo e encontros com a comunidade local e órgão gestor das unidades, o Plano de Manejo das FLONAs de Itaituba teve como um princípio o enfoque ecossistêmico, assim, foi possível a elaboração de um planejamento coerente e integrado com a complexa realidade onde as FLONAs estão inseridas.

• Objetivo: o PM das FLONAs de Itaituba contribuirá para uma das primeiras experiências no país do manejo sustentável de florestas dentro de Unidades de Conservação, como forma de promover o desenvolvimento local aliado à conservação da biodiversidade.

• Parceiros: O projeto foi elaborado pelo Instituto EKOS Brasil, coordenador geral do projeto, em parceria com o Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) com o acompanhamento do ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro e recursos do IFC – Banco Mundial.

• Biodiversidade:
- Foram registradas 216 espécies arbóreas na FLONA de Itaituba I e 220 espécies na FLONA de Itaituba II. Dessas, em cada FLONA, cerca de 110 espécies são de aptidão madeireira.
- Foram encontradas 500 espécies botânicas de aptidão florestal não madeireira (medicinal, alimentação, cosmético, etc).
- Foram identificadas 262 espécies de mastofauna, 698 avifauna, 335 ictiofauna, 102 herpetofauna. Deste total, 8 espécies são endêmicas e 17 estão ameaçadas de extinção.
 

PLANO DE MANEJO DA FLONA DE ITAITUBA
: : PDF Download (MB)