Energias Renováveis empregam 10,3 milhões de pessoas no mundo todo

 

A indústria de energia renovável emprega 10,3 milhões de pessoas no mundo todo, de acordo com a nova pesquisa realizada pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês).

E o setor está crescendo rapidamente! Só no ano passado teve um acréscimo de 500 mil empregos, um crescimento de 5,3% em relação a 2016.

A indústria solar é a responsável pelo maior número de vagas de trabalho, com aproximadamente 3,4 milhões de pessoas empregadas em áreas como pesquisa, instalação e manutenção de painéis solares. Um aumento de 9% em relação a 2016.

Logo após, vem a área de biocombustíveis, com 1,9 milhões de empregos e de hidrelétricas, com 1,5 milhões.

De acordo com o relatório, apenas a indústria eólica encolheu um pouco, mas ainda assim é responsável por 1,115 milhões de empregos.

A China, por sua vez, é o país com maior emprego de mão de obra em energias renováveis, com 65% dos empregos em energia solar e 43% de todos as outras. O que significa que 4/5 de todos os empregos em energias renováveis se concentram na Ásia.

“A pesquisa revela um crescimento regionalizado, destacando que em países onde existem políticas atrativas, os benefícios econômicos, sociais e ambientais das energias renováveis são mais evidentes”, disse o Diretor Geral da IRENA, Adnan Amin.