Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
PROJETOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / ENERGIA RENOVÁVEL / ESTUDOS
Estudos especializados

O Instituto Ekos Brasil elabora estudos junto a indústrias e setor público sobre a viabilidade de bioenergia, projeções de matriz energética industrial e nacional e sustentabilidade de biocombustíveis.

Energia renovável no Brasil em 2050

Na publicação Energia renovável no Brasil em 2050, o Instituto Ekos Brasil responde às perguntas: seria possível gerarmos 100% da demanda energética de 2050 com fontes renováveis sem degradar as áreas de conservação natural? Quais as fontes renováveis de maior potencial técnico e financeiro no Brasil?

Os resultados demonstram que sim seria possível gerar 100% da energia primária do país com fontes renováveis e o maior potencial está em bioenergia e energia solar.

Análise de ciclo de vida do etanol

Com a assinatura do Protocolo de Quioto sobre as alterações climáticas, a Suíça comprometeu-se em reduzir 10% suas emissões de CO2 até 2010 em relação a 1990 (DFF, 2005). O Governo suíço afirma que uma redução poderia ser parcialmente conquistada pela utilização de biocombustíveis (DFF, 2005) e, portanto, está avaliando vários tipos de combustíveis. Uma parte da pesquisa tem o compromisso de etanol e nela também sobre a sustentabilidade da produção de etanol no exterior, em diversos países, como por exemplo, no Brasil.

O objetivo do estudo foi realizar um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida simplificada do etanol brasileiro usado como aditivo (5%) no combustível suíço. Em uma etapa futura, será desenvolvido o Inventário de Ciclo de Vida (ICV) completo para composição de um banco de dados nacional, com base nos dados gerados neste relatório.

 


ENERGIA RENOVÁVEL NO BRASIL 2050
O estudo desenvolvido pelo Instituto EKOS BRASIL aborda o polêmico tema de uma matriz energética 100% renovável no Brasil em 2050.
: : PDF Download (MB)
ACV DO ETANOL BRASILEIRO
: : PDF Download (MB)