O Fundo Peruaçu é formado por aportes de recursos financeiros oriundos de doações de entidades privadas e públicas visando assegurar uma gestão contínua e de qualidade no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (PNCP).

Este fundo é gerido pelo Ekos Brasil em parceria com o ICMBio, que atualmente trabalham em Cooperação Mútua Para a Gestão do PNCP.O patrimônio espeleológico encontrado no parque é o acervo mais notável do Brasil e um dos mais representativos em nível mundial, formado há milênios de um longo cânion colapsado, com espeleotemas pendentes, enormes dolinas de abatimento, pontes naturais, nascentes e florestas internas.

O parque abriga >arte pré-histórica nas paredes de suas cavernas, indicando ocupação de mais de 12.000 anos. Conserva uma biodiversidade única, característica de biomas de transição, Cerrado e Caatinga, e é refúgio para espécies ameaçadas em extinção e outras endêmicas da região.

Para contribuir na conservação de tamanha beleza, o Fundo Peruaçu irá investir em projetos especiais com os objetivos de:

● Promoção e divulgação do Patrimônio histórico, cultural e ambiental do Parque;
fortalecimento da relação do Parque com comunidade local e fortalecimento do desenvolvimento sustentável na região;
● Apoiar às atividades de monitoramento e proteção ao Parque;
● Apoiar na recuperação da bacia do Rio Peruaçu.

Os investidores do Fundo Peruaçu, além de contribuírem diretamente para a conservação da biodiversidade local e desenvolvimento regional,participarão da tomada de decisões em relação ao uso do recurso, integrando o Conselho, e poderão divulgar suas marcas nas dependências do parque ou atrelar produto à conservação do parque.