São Paulo teve como meta para 2012 a redução de 30% das emissões dos gases de efeito estufa medidas no inventário de GEE de 2003. O inventário é parte da política municipal de combate às mudanças climáticas e é importante para o conhecimento detalhado das fontes de emissão, seu monitoramento e o planejamento de políticas de redução das emissões municipais destes gases, e deve ser atualizado constantemente.

O Ekos Brasil elaborou o novo inventário de emissões e remoções antrópicas de gases de efeito estufa do Município de São Paulo.

Objetivo: O novo inventário mostra a evolução das emissões do município permitindo o monitoramento da política de mudanças climáticas.

Atividades: A metodologia básica a ser utilizada para o novo inventário é aquela aprovada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas, o que permitirá comparação dos resultados com outras cidades do mundo.

Parceiros: Os trabalhos foram financiados pelo Banco Mundial a favor da Secretaria do Verde do Município da Prefeitura de São Paulo; contaram também com a participação da Geoklock e de professores do Instituto Astronômico e Geofísico e da Escola Politécnica da USP.

Resultados: Além de diversos dados e análises, o estudo contribuiu para o desenvolvimento de estratégias de redução de gases de efeito estufa no município. O que se verificou neste período em São Paulo foi um aumento de emissões. Para que a cidade cumpra com a legislação em vigor, serão necessários esforços no sentido de reduzir os impactos causados fundamentalmente pelo setor Energia, secundado pelo setor Resíduos.

 

 

Download