Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
PROJETOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / NOTÍCIAS / EKOS PARTICIPA DO VI CBUC
EKOS PARTICIPA DO VI CBUC

Evento, promovido pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, reúne alguns dos principais líderes mundiais para debater soluções e alternativas para a conservação da natureza no Brasil e em outros países

O Ekos Brasil participou da sexta edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), promovido pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de setembro, em Curitiba. O evento reuniu alguns dos principais especialistas mundiais para debater soluções e alternativas para a conservação da natureza no Brasil e em outros países. Além da programação oficial de conferências e seminários, o Ekos contou com um estande durante a III Mostra de Conservação da Natureza, evento paralelo ao IV CBUC, que reuniu organizações governamentais e não-governamentais, empresas, universidades, entre outras instituições, para apresentar e disseminar ações voltadas para a proteção do meio ambiente.

O tema do VI CBUC é “Conservação das áreas naturais num mundo em transformação” e tem como pano de fundo a discussão de ações práticas que contribuam para amenizar os efeitos nocivos das mudanças climáticas à manutenção da vida Terra.
 
Paralelamente às conferências, aconteceu o II Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, voltado para discussões técnicas sobre conservação da natureza, como invasão de espécies exóticas, uso público de áreas protegidas, gestão de unidades de conservação, proteção da biodiversidade em oceanos e no litoral, e pagamento por serviços ecossistêmicos.
 
Os representantes do Ekos no evento foram: Délcio Rodrigues, diretor; Anna Julia Passold, coordenadora de projetos de biodiversidade; e Diego Gonzales, analista responsável pelos trabalhos técnicos de execução de Planos de Manejo e estudos ligados a áreas naturais protegidas.

Do evento saiu um documento científico com uma posição dos especialistas reunidos no congresso sobre mudanças climáticas. O objetivo é contribuir e influenciar as decisões que serão tomadas pelo Brasil na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15), que acontece em dezembro, na Dinamarca.

As regras definidas na COP15 entram em vigor em 2012 e vão definir o que o mundo vai fazer em relação às mudanças climáticas daí em diante. Nas conferências do VI CBUC serão apresentados e debatidos exemplos e alternativas de como aliar a conservação da natureza ao desenvolvimento econômico. 
 
Alguns dos palestrantes foram: Paul F. J. Eagles - University of Waterloo, Canadá; Robert Constanza, da Universidade de Vermont (EUA); Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Paulo Moutinho, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia/WHRC; Jules Marcelo Rosa Soto (UNIVALI – UICN), curador do Museu Oceanográfico da Univali; Allen Pursel, Conservation basement (EUA); Clóvis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental; e Fábio Feldman, Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade.
 

09/2009

< voltar às notícias