Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
PROJETOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / NOTÍCIAS / EKOS REALIZA A PUBLICAÇÃO...
EKOS REALIZA A PUBLICAÇÃO DE APOSTILAS PARA PROJETISTAS SOLARES

O Ekos está lançando três volumes de apostilas que visam aumentar o conhecimento sobre a tecnologia de aquecedores solares e possibilitar a difusão desta no Brasil. Este trabalho foi realizado pelo Ekos em conjunto com o Instituto Brasileiro de Cobre (ProCobre), a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ). Assim como os cursos realizados pelo Ekos para formar projetistas solares esta publicação fornece informações que possibilitam seus leitores a realizar projetos para instalação de sistemas de aquecimento solar (SAS).  Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de compor um material de base que dá inicio às atividades de capacitação e formação de profissionais que atuam na cadeia produtiva de fabricação, projeto, instala­ção e manutenção de sistemas de aquecimento solar.
 
O primeiro volume é o ‘Manual de Boas Práticas’ que fornece uma introdução aos SAS explicando seus componentes, materiais, condições para a instalação e normas brasileiras. Já os segundo e terceiro volumes são apostilas para o treinamento de projetistas, separados em dois níveis: inicial e avançado. Estes dois volumes discorrem não apenas sobre a parte técnica dos projetos solares, mas também sobre mercado, sustentabilidade, políticas, oferecendo assim, um panorama geral, mas que não deixa de explicar a fundo o funcionamento e o contexto da energia solar para aquecimento.   

Esta publicação é mais uma ferramenta para o desenvolvimento do mercado de aquecimento solar e condiz com o crescimento do uso desta energia renovável e limpa. O Brasil tem enorme potencial para a utilização da energia solar e estas obras fornecem método e contextualização para que o potencial se torne realidade.   


03/2010

< voltar às notícias