Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
PROJETOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / NOTÍCIAS / I CONGRESSO INTERNACIONAL...
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO

Evento internacional coloca em destaque meio ambiente subterrâneo

Durante quatro dias, conferências e debates tratarão das responsabilidades, tecnologias, problemas e soluções para a sustentabilidade dos recursos naturais subterrâneos no País
 
As interações ambientais e geológicas, que ocorrem debaixo de nossos pés, entre solo, rochas, águas subterrâneas e outros organismos, afetam diretamente o ambiente em que vivemos. Para alertar a sociedade sobre a importância do assunto e reunir especialistas em busca de soluções para gestão e conservação destes recursos, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) promove em setembro, o I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (CIMAS).
 
O evento será realizado entre os dias 15 e 18, do próximo mês, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, Capital. O objetivo principal do congresso é colocar em debate, as discussões mais relevantes e atuais sobre o assunto, além de suas futuras implicações. “Este é o primeiro grande evento do país direcionado aos profissionais e empresas envolvidas no setor de meio ambiente subterrâneo. A ideia é proporcionar a troca de informações, além de divulgar o tema com maior clareza para a sociedade”, afirma Everton de Oliveira, presidente da Comissão Organizadora do evento e secretário executivo da ABAS.  
 
Os temas de destaque do evento são: Gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas no País; Técnicas de investigação e novas tecnologias para remediação de áreas contaminadas; Impactos dos processos industriais no meio ambiente subterrâneo; Responsabilidades, riscos à saúde e sustentabilidade no uso das águas subterrâneas.
 
Entre os conferencistas estarão especialistas internacionais, como John Cherry, da Universidade de Waterloo, no Canadá, um dos mais importantes hidrogeólogos do mundo em estudos sobre a complexidade das contaminações por solventes; Holger Weiss, diretor do departamento de remediação de solo e águas subterrâneas do Centro de Pesquisas Ambientais Helmholtz, de Leipzig, na Alemanha; e Robert Cleary, consultor especializado em remediação de águas subterrâneas, da empresa Princeton Groundwater Inc, nos Estados Unidos, pioneiro no Brasil nesta área.
 
Grandes personalidades brasileiras também farão parte da grade de conferencistas do evento. São eles, José Machado, presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), e Washington Novaes, renomado jornalista da área ambiental brasileira.
 
Nas mesas redondas estarão os mais importantes e respeitados profissionais do setor como: Nelson Pereira dos Reis (FIESP); Gregory Sullivan (Environmental Protection Agency); Rodrigo Cunha (CETESB); Jim Barker (University of Waterloo); Otávio Antonio de Camargo (Instituto Agronômico); Christian Wolkersdorfer (University of Tubingen, Alemanha); Beth Parker (University of Guelph); Alfredo Carlos Cardoso Rocca (ESC-CETESB); Hugo Cassio Rocha (Cia do Metropolitano de São Paulo); Fábio Vilas Boas (Tecnisa); Maria Helena Orth (Proema Engenharia e Serviços Ltda); Everton de Oliveira (ABAS-HIDROPLAN); Elton Gloeden (CETESB); Bernard Kueper (Queen’s University); Milton Motta (Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo); Drª Telma Nery (CVE - Secretaria da Saúde de São Paulo); Troy Schultz (RAGs); Dra. Agnes Soares (OPAS / OMS); Daniela Buosi Rohlfs (Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde); Everton Souza (ABAS); Adriana Tinoco Vieira Fixel (Adriana Fixel Advogados Associados ICF Brasil); Adriana Molina (PETROBRAS).
 
Paralelamente ao congresso, será realizada ainda uma feira de produtos e serviços para a água, a Fenágua - Feira Nacional da Água -, um espaço de exposição, empresarial e institucional, exclusivo para promoção dos negócios do setor. Entre os expositores confirmados para participação na feira estão Água e Solo, Ag Solve, ANA, Cetesb, Clean/Ambserv, Consulado do Canadá, Doxor, GPR, Hidroplan, Instituto Geológico,Omnes do Brasil/Schlumberger, Trionic, Fugro IN SITU, Secretaria de Recursos Hídricos, Waterloo Brasil e ITSEMAP do Brasil Serviços Tecnológicos, entre outras.
 
As inscrições para o CIMAS podem ser feitas pelo site: www.abas.org/cimas
 
 
SERVIÇO
 
 
I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo
Local: Centro Fecomércio de Eventos - São Paulo - SP
Realização: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)
Informações: (11) 3871-3626
 
Atendimento à imprensa:
Daniela Mattiaso e Marlene Simarelli
marlene@artcomassessoria.com.br 
ArtCom Assessoria de Comunicação
Telefone: (19) 32372099
Campinas – SP

08/2009

< voltar às notícias