Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
PROJETOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / NOTÍCIAS / MMA INSTITUI PAINEL BRASI...
MMA INSTITUI PAINEL BRASILEIRO SOBRE MUDANÇA DO CLIMA

Fonte: Paulenir Constancio para o MMA

 

O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, assinou portaria nesta sexta-feira (17/04) instituindo o Painel Brasileiro sobre Mudança do Clima - IPCC Brasil. Esse fórum, nos moldes do Painel Intergovernamental da ONU sobre clima, vai reunir 300 renomados cientistas e pesquisadores brasileiros de várias instituições como Inpe, Embrapa, Coppe, centros universitários, entre outras, para atualizar os dados referentes a mudanças climáticas do país. Os mais recentes datam de 1994.

 

Minc acredita que com o apoio da comunidade científica será possível aproximar essa discussão da população brasileira. “Isso precisa ser discutido pelo povo e é nosso dever trazer esse tema para nossa realidade senão fica igual futebol, todo mundo diz uma coisa”, afirmou o ministro.

 

“Não basta ter plano, meta, Fundo Amazônia. É preciso o apoio da comunidade científica brasileira”, disse Minc conclamando os cientistas a um esforço para atualizar os dados e projetar o Brasil nas discussões sobre o tema nos fóruns internacionais.

 

Ele lembrou que o Brasil na última Conferência do Clima, em Póznan, na Polônia, no final de 2008, saiu de uma posição defensiva para uma de protagonista em relação a metas para redução das emissões de gases estufa e afirmou que os cientistas brasileiros terão papel fundamental nesse protagonismo.

 

O IPCC reúne três mil cientistas das mais diversas partes do mundo que estudam as mudanças climáticas de uma maneira global. Com esse painel genuinamente brasileiro nós poderemos formular dados com base na nossa realidade”, disse Minc.

 

Ele acredita que esse painel é mais um passo para que o Brasil cumpra suas metas de redução de emissões dos gases estufa. “Seria uma vergonha nacional ter um plano de metas e não cumpri-las”, acredita Minc.

 

Para a secretária Nacional de Mudanças do Clima, Suzana Khan, que também participou do encontro, “o painel é importante porque vai definir o que interessa para o Brasil sobre mudança do clima, além de ajudar na tomada de decisões específicas sobre o país nos fóruns internacionais”.

 

Minc afirmou ainda que a criação do painel é mais um dos passos que vêm sendo dados pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo governo brasileiro na redução das emissões e se soma a iniciativas como a medida adotada recentemente obrigando as térmicas a carvão e óleo a compensarem suas emissões de gás carbônico, as medidas de contenção de desmatamento e a inclusão do uso de placas solares nas casas do programa de habitação do governo federal para baixa renda.

 

Os cientistas terão um mês para apresentar um cronograma de trabalho. O apoio financeiro ao grupo será do Pnuma.


04/2009

< voltar às notícias