Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / PROJETOS / PARANAPIACABA 2 / Plano de Manejo
Plano de Manejo

O que é?

Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, bem como a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade. (SNUC,2000).

O Plano de Manejo de uma UC envolve três aspectos centrais, sendo: Diagnóstico, Planejamento Estratégico e Zoneamento, Programas de Manejo, ou seja:


Diagnóstico: o diagnóstico da UC tem como objetivo caracterizar os seus aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos, bem como estabelecer diretrizes para seu zoneamento e subsidiar as etapas de planejamento frente aos cenários e oportunidades municipais, governamentais, federais e inernacionais;

Zoneamento e Planejamento Estratégico: Uma vez conhecido os principais aspectos de uma UC, são realizadas reuniões técnicas com especialistas e oficinas de planejamento participativo com as comunidades e atores locais influentes na Unidade, de modo a agregar seus conhecimentos e aproximar a sociedade e o Conselho Consultivo da gestão da UC. O Zoneamento nesse íntereim, funciona como um instrumento de ordenamento territorial, estabelecendo limites e proposições específicas para cada setor da UC e seu entorno;

Programas/Proposições de Manejo  principalmente voltadas para a UC e sua região, com a finalidade de minimizar/reverter situações de conflito e otimizar situações favoráveis à UC, traduzidas em um planejamento. Geralmente desenvolvem-se nesta etapa programas específicos como: Uso público e Educação Ambiental, Gestão da Infraestrutra, Pesquisa, Comunicação e sinalização, interação sociambiental com entorno, regularização fundiária e outros que podem variar conforme tipo de unidade e condição.

A primeira fase do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, caracterizado principalmente por levantamentos de dados secundários, bem como dados primários sobre a vegetação e meio físico, realizada pelo Instituto Ekos Brasil, foi iniciada em 2004. Em 2005, este Plano Preliminar foi finalizado, com a publicação do Atlas do Parque, como produto final. A versão final do Plano de Manejo foi entregue em 2011.