Presidente do ICMBio visita Parque Nacional Cavernas do Peruaçu após Acordo de Cooperação com Instituto Ekos

O Instituto Ekos acompanhou a primeira visita do Presidente do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidde (ICMBio), Ricardo Soavinski, às novas estruturas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e da Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu, após a concretização do Acordo de Cooperação firmado em janeiro pelas duas instituições.

O Ekos será responsável por apoiar as atividades de uso público, gestão socioambiental, avaliação e monitoramento do plano de manejo, recuperação da Bacia do rio Peruaçu, divulgação do Parque, entre outros, a fim de dar continuidade à evolução da infraestrutura e visitação do Parque.

“Tivemos uma conversa cordial, aberta e construtiva com Roberto Soavinski e alinhamos as metas para atingir os objetivos do Acordo de Cooperação”, ressaltou Ernesto Moeri, presidente do Instituto Ekos Brasil.

Soavinski, na companhia Moeri e de um pequeno grupo, visitou a Gruta do Janelão e as Lapas do Índio, Bonita, Caboclo e Carlúcio. “A beleza do parque encanta, além da excelente estrutura, que é fundamental para que as pessoas possam conhecer as várias cavernas”, ressaltou o presidente em entrevista para o site do ICMBio.

Desde 2014 o Parque vem evoluindo muito. O número de visitantes passou de 600 em 2014 para mais de 4 mil até agosto de 2017.

“O Instituto Ekos está comprometido e engajado em levantar recursos com a iniciativa privada – que poderá associar sua marca às iniciativas do Parque – para garantir que este avanço com as infraestruturas e com as visitas continue”, destacou Ana Moeri, coordenadora de projetos de carbono e conservação do Instituto Ekos Brasil.

Ao final da visita, o almoço ficou por conta das mulheres da Cozinha Sertaneja, empreendimento comunitário localizado na Comunidade Olhos Dágua, na APA Cavernas do Peruaçu. Essa é uma das 25 comunidades da APA, que há 28 anos promove o uso sustentável dos recursos naturais.

Vale ainda destacar a iniciativa recente de criação da CooPERUAÇU, Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Vale do Peruaçu que promove produtos oriundos da mata seca e do cerrado em feiras e restaurantes de todo o Brasil.

Saiba mais sobre o Peruaçu!

* Com informações do ICMBio