O Programa Ecomudança é uma iniciativa criada pelo Banco Itaú, juntamente com o Ekos Brasil, em que 30% da sua taxa de administração dos Fundos Itaú Ecomudança são revertidas em doações para promover projetos com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e pegada hídrica, fomentando, iniciativas voltadas à mitigação das mudanças climáticas.
Desde 2007 o Ekos tem auxiliado o Banco Itaú na estruturação, desenvolvimento e coordenação do programa de investimentos em projetos ambientais do Fundo Ecomudança. Segundo Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco, “Para aumentar o impacto do Ecomudança, a partir de agora teremos a opção de financiamento a juros reduzidos como forma de apoiar ONGs e empresas de pequeno e médio porte na implementação de projetos ambientais. Isso certamente aumentará o comprometimento dos favorecidos com o desenvolvimento e a continuidade do projeto. Vale dizer também que as doações continuarão”.

Objetivo do programa: estimular e fomentar projetos que visam reduzir a emissão de gases de efeito estufa e de pegada hídrica, além de promover impactos sociais positivos às comunidades beneficiadas.

Atividades: Apoio a chamada de projetos, Seleção e Acompanhamento. Os projetos inscritos são avaliados de acordo com o potencial de redução de Gases de Efeito Estufa e/ou Redução da Pegada Hídrica, potencial de replicação, geração de impactos sociais positivos e seu risco de execução.

Resultados: o Programa já contribuiu para a redução de aproximadamente 22.000 t/CO2 de Gases do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, e investiu cerca de R$ 5,3 milhões em um total de 46 projetos, em 19 estados do Brasil.
Para saber mais, acesse o site:
www.itau.com.br/sustentabilidade/riscos-e-oportunidades-socioambientais/ecomudanca/