8 atitudes pessoais que reduzem
Muito se fala em mudanças climáticas, mas pouco se lembra o quão perto de nós ela está. Não se trata de um problema apenas lá a Antártica, de derretimento de geleiras ou apenas de como países e empresas devem se comprometer com ações mais sustentáveis.
A verdade é que todas as atividades humanas emitem gases de efeito estufa no meio ambiente e a mudança dos nossos hábitos cotidianos podem e devem fazer parte da estratégia de mudança para uma economia de baixo carbono.
Ter ciência da quantidade de emissões que suas ações emitem é de extrema importância para essa mudança de hábitos. Quando você sabe o que polui mais e o que polui menos, então pode fazer escolhas mais assertivas no seu dia a dia.
Por isso, listamos oito atitudes simples de serem adotadas, especialmente por quem mora em grandes cidades, para estimular uma pegada mais ecológica.
Confira:
Em casa
1. Reduza o tempo no banho em um minuto durante um mês. Isso evita a emissãoo de 0,7 kg de CO2, quantidade emitida por um carro no percurso de 4,2 km.
2. Substitua quatro lâmpadas fluorescentes por LED. Isso evita a emissão de 0,56kg de CO2.
3. Use luz ambiente ao menos 5 horas por dia. Assim você deixa de emitir 0,28 kg de CO2.
Na rua
4. Utilize o metrô duas vezes por semana para ir ao trabalho. Ao percorrer 20km por dia de metrô você compensa a mesma emissão da produção de arroz para abastecer uma família de quatro pessoas por seis anos!
5. Troque o carro pela caminhada cinco vezes na semana. Fazer um percurso de 1,5km a pé por dia ao longo da vida evita a emissão equivalente a produção de energia elétrica para uma residência por 41 anos.
Na vida
6. Plante uma muda por mês e compense o consumo de 1,5kg de alimentos por dia, que pode gerar cerca de 150kg de CO2.
7. Plante duas árvores. Isso compensa uma viagem de avião de Salvador a São Paulo, ou seja, cerca de 255kg de CO2.
8. Apoie projetos sustentáveis. Isso ajuda a compensar o consumo de resíduos de uma residência de apenas um morador que chega a emitir por ano 0,13 toneladas de CO2.
(Fonte: /www.correio24horas.com.br/)
Gostou das dicas?
Se você deseja implementar uma estratégia de compensação também na empresa em que trabalha, entre em contato com o Ekos Brasil e/ou baixe nosso e-book!