INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Ecomudança 2017: incremento de renda e capacitação para ribeirinhos no Pará 

Cibele Lana 21 mar 2018

Ecomudança 2017: incremento de renda e capacitação para ribeirinhos no Pará 

 

O Programa Ecomudança 2017, uma parceria entre o Itaú e o Instituto Ekos Brasil, contemplou 9 projetos nessa edição.

Conheça mais um vencedor!

#04 Produção e Recuperação por Ribeirinhos na Amazônia.  Igarapé-Miri/PA

No interior do Pará, na região de Igarapé-Miri, os pequenos agricultores ribeirinhos sobrevivem basicamente da produção do Açaí. Com o trabalho focado em apenas uma cultura, o preço do produto é muito baixo no mercado local. Sem contar os períodos de entressafra, em que a renda cai drasticamente.

Coleta do açaí

Com o apoio do Programa Ecomudança, a Cooperativa de Desenvolvimento do Município de Igarapé-Miri (CODEMI) terá a missão de organizar e comercializar os produtos oriundos da agricultura familiar, além de promover capacitações dos pequenos produtores com cursos de agroecologia, implantação de viveiros de mudas, etc, para cerca de 20 famílias de ribeirinhos.

Uma meta da CODEMI é implantar 10 hectares de Sistemas Agroflorestais (SAF), a fim de diversificar a produção de açaí com o cultivo de frutíferas, provendo um incremento de renda de até 50% para as famílias, além de um aumento de 100% na produção de alimentos.

Comunidade ribeirinha alvo do projeto

O SAF também tem como benefício a recuperação de áreas degradadas e, por isso, preserva a biodiversidade e mantém a fertilidade do solo. Ainda como benefício ao meio ambiente, o Projeto também evitará a emissão de 85 tCO2e.

As inscrições para o Programa Ecomudança 2018 já estão abertas! Inscreva seu projeto! 

Veja também