Confira destaques do Fórum Mundial da Água
Pela primeira vez o Fórum Mundial da Água acontece no Hemisfério Sul e a capital federal do Brasil foi a cidade escolhida para receber cerca de 80 mil pessoas durante três dias de evento.
A relação do Brasil com a água do planeta já é de conhecimento de todos. Somos o país com a maior reserva de água doce do mundo, cerca de 10% dela. Por isso, nada mais significativo do que sediar o Fórum.
O Instituto Ekos preparou um apanhado do que já rolou por lá nesses dias.
Tecnologias
Pesquisadores da Universidade de Brasília representaram o Brasil em um painel sobre tecnologia apresentando o sistema de monitoramento de águas, via satélite, que monitora as águas dos rios brasileiros, especialmente do Rio Doce, após a tragédia de Mariana.
Já a plataforma SecaVista foi desenvolvida entre uma parceria da Universidade de Potsdam, na Alemanha, com a Universidade Federal do Ceará, e ajuda a prever as secas durante o ano. Ela informa a previsão da taxa pluviométrica de uma região por até oito meses e também foi apresentada no Fórum.
Dimensão cultural da água
Como o tema deste Fórum é “Compartilhando água”, um painel especial foi aquele que reuniu pessoas de diferentes nações que compartilharam sua relação com a água. Relações que podem ser políticas, econômicas, espirituais, etc.
Dois depoimentos marcantes vieram de pessoas de povos nativos. A índia norte americana, Mona Polaca, descreveu sua relação de pertencimento com a água. “Minha mãe sempre dizia que sou do clã das águas, logo, tudo o que está na água é meu parente.” Esse mesmo pertencimento foi testemunhado pelo pesquisador maori Rawiri Tinirau: “Eu sou o rio e o rio sou eu”.
Já o Japão e o Timor Leste evidenciam esse senso de compartilhamento com uma ação concreta, baseada no sentimento que a água deve chegar a todos. A cidade de Ono, no Japão, capta cerca de US$ 100 mil por ano para enviar ao Timor Leste e contribuir com a construção de uma plataforma para distribuição de água no país.
Empresas assinam documento pela segurança hídrica
Ao menos 18 grandes empresas assinaram, durante o Fórum, um compromisso com a gestão responsável da água, com combate ao desperdício e promoção da eficiência hídrica, dentre elas Coca-Cola, Ambev e Braskem.
Decisões importantes do Senado
Aproveitando a realização do Fórum e a data especial pelo Dia da Água, o Senado aprovou três importantes projetos:
Torneiras automáticas. Estabelece a adoção de torneiras automáticas com mecanismo de vedação de água em todos os banheiros coletivos (públicos e privados). Esse tipo de torneira auxilia na economia de água.
Construção sustentável. Estimula a construção de edificações com menor impacto ambiental e que aumentem a eficiência energética das instalações com incentivos fiscais.
Política de recursos hídricos. Determina que valores cobrados pelo uso de recursos hídricos na conta de água sejam convertidos em investimentos na Bacia Hidrográfica da região de consumo.