Ecomudança levará incremento de renda e produtividade para comunidade quilombola no Pará
A comunidade quilombola de Oriximiná é uma comunidade rural carente no interior do Pará que concentra toda sua produção agrícola na mandioca. Com o aporte do Programa Ecomudança, os quilombolas terão a chance de diversificar e aumentar sua produção, gerando aumento de renda às famílias beneficiadas, além de promoverem a proteção do meio ambiente.
O projeto a ser implementado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, IMAFLORA, prevê o desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais capazes de tornar o reflorestamento uma alternativa de renda para as comunidades.
Além de treinamentos sobre o SAF, os quilombolas também aprenderão sobre mecanização das áreas e correção do solo, implantação de roça sem fogo, sementes para adubação verde, mudas de espécies florestais e frutíferas, bem como biofertilizantes para manutenção dos nutrientes no solo.
Área após a queima para plantio da mandioca
Com a sustentabilidade do SAF, as comunidades poderão elevar o padrão de alimentação e comercializar o excedente produzido, incrementando a renda das famílias em até 30%.
Serão implantados 40 hectares de SAFs, abrangendo 40 agricultores familiares remanescentes de quilombos.
Além disso, cerca de 340t CO2 serão sequestradas do meio ambiente.