4 soluções para que não exista mais um Dia da Sobrecarga do Planeta
A partir de hoje, 1º de agosto, a humanidade já terá consumido todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em um ano, de acordo com a ONG Global Footprint. É o chamado Dia da Sobrecarga da Terra.
Isso significa que estamos extrapolando nosso orçamento de recursos naturais cinco meses antes do previsto. É como se, na verdade, precisássemos quase de dois planetas (1,7) para suprir nossas necessidades e confortos e não apenas um.
Desde que o planeta Terra entrou em sobrecarga pela primeira vez no inicio da década de 1970, o Dia da Sobrecarga da Terra tem acontecido cada vez mais cedo: em 1997 ocorreu no final de setembro enquanto que, em 2018, será em 1º de agosto.
Saiba como gerar impacto socioambiental e obter um retorno financeiro para sua empresa
“As economias atuais estão a provocando um esquema de pirâmide financeira com o nosso planeta”, afirma Mathis Wackernagel, CEO e cofundador da Global Footprint Network.
“Estamos usando os recursos futuros da Terra para operar nossas economias no presente. Como qualquer esquema de pirâmide, isso funciona por algum tempo. Mas à medida em que as nações, empresas ou famílias se aprofundam cada vez mais em dívidas, acabarão por entrar em colapso”.
Gráfico – Dia da Sobrecarga do Planeta, de 1969 a 2018
Em todo o mundo, os danos causados pela sobrecarga são cada vez mais evidentes: deflorestação, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade ou acumulação de dióxido de carbono na atmosfera. Todos com sua parcela de contribuição nas mudanças climáticas.
O que fazer para mudar esse panorama?
Se o Dia da Sobrecarga da Terra acontecesse 5 dias mais tarde todos os anos até 2050, seria possível retornar ao nível em que usávamos os recursos de um só planeta.
Como podemos alcançar esse resultado?
1. Investir em cidades inteligentes
O planejamento de cidades inteligentes e estratégias de desenvolvimento urbano são instrumentos para garantir que exista um capital natural suficiente e evitar uma demanda excessiva dos cidadãos. Alguns exemplos incluem edifícios com eficiência energética, zoneamento urbano, cidades compactas, opções eficientes de energia e transporte para a população.
2. Apostar em energias limpas
A redução de 50% de emissões de carbono da humanidade pode nos levar a uma taxa de 1,2, ao invés de quase dois planetas necessários para nossas demandas atualmente. Isso corresponde a um dia da Sobrecarga 93 dias mais tarde, ou cerca de três meses mais pra frente.
Conheça a Plataforma Ekos Social e introduza a Responsabilidade Socioambiental em sua empresa!
3. Evoluir nossa alimentação
O Governo da China já está comprometido em reduzir o consumo de carne em 50% até 2030. Isso reduziria a pegada ecológica em mais de 126 milhões de hectares globais e causaria um retrocesso de 1,5 dias na data da sobrecarga.
Cerca de um terço da comida produzida no planeta para consumo humano – 1.3 bilhões de toneladas – são perdidas ou desperdiçadas. Isso equivale a 9% da pegada ecológica da humanidade.
4. Impulsionar o empoderamento feminino para controlar o aumento da população
O empoderamento feminino também é essencial para a sustentabilidade. Quando as mulheres são respeitadas com igualdade em casa, no trabalho e na comunidade, suas famílias alcançam melhores salários e condições de saúde e educação, além de menores taxas de reprodução.