INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

BioDiversos: vamos celebrar a biodiversidade?

Ekos Instituto 22 fev 2021

Instituto Ekos Brasill lança o projeto BioDiversos com uma série de depoimentos de profissionais renomados de diversas áreas de atuação sobre suas percepções e experiências com a biodiversidade. Um convite para celebrarmos o equilíbrio entre a existência humana e a natureza. Os vídeos são lançados periodicamente e ficam disponíveis nessa página e em nossas redes sociais.

A biodiversidade é um dos sustentáculos da vida em nosso planeta. É uma dádiva que resultou de bilhões de anos de desenvolvimento e, por isso, única e tão importante. 

Mas a verdade é que poucos entendem a profundidade do que esse termo tão difundido representa.

A Biodiversidade contempla a heterogeneidade de todas as formas de vida existentes, – no mar, na terra, nos rios, no ar, em todos os ambientes -, incluindo a do homem. E é essa riqueza de combinações (genética, de espécies e ecossistemas), além das suas inter-relações, que fornece preciosos recursos e serviços necessários à manutenção da vida como a conhecemos, da nossa vida!

Prestadora de serviços essenciais

Gratuitamente, é a biodiversidade que modera e mantém as condições climáticas e da temperatura; a regulação e a purificação de gases atmosféricos; a manutenção e fornecimento de água para o consumo; o fornecimento de alimentos, fibras e combustíveis; a polinização de plantas, incluindo muitas espécies de interesse econômico; o controle natural de pestes e doenças, isso só para citar poucos exemplos.

“Mas, apesar de sua enorme importância, o empobrecimento da biodiversidade tem sido constante e intenso. É imperativo que chamemos a atenção das pessoas sobre essa tendência de forma explícita. Por isso, trouxemos neste projeto abordagens que aproximam a biodiversidade ao cotidiano das pessoas”, explicou Ciça Wey de Brito, coordenadora de relações institucionais do Instituto Ekos Brasil.

Desde o dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, o Ekos Brasil começou a disponibilizar uma série de depoimentos de profissionais de diferentes áreas de atuação e do conhecimento como arquitetura, medicina, culinária, tecnologia, comunicação, etc. para que as experiências, visões e usos que fazem da biodiversidade sejam compartilhados com todos.

Abaixo, você confere os depoimentos que já estão disponíveis.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

Nosso primeiro convidado é o renomado arquiteto e designer Carlos Motta!

Ele compartilha conosco como desenvolve criações únicas e especiais com respeito e sensibilidade em relação à natureza.

 

**********

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

No segundo depoimento da série BioDiversos, o renomado cozinheiro Alex Atala nos conta sobre o seu compromisso com biodiversidade e apreciação do seu valor. Fala do Instituto ATA e do valor da proteção dos rios, mares e florestas e dos homens e mulheres que neles habitam e deles tiram seu sustento. Atala nos convida a compreender o ciclo interdependente e bonito que existe entre o saber, o comer, o cozinhar, o produzir e a natureza. 

 

******

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

Em seu terceiro vídeo, o projeto BioDiversos trata de biodiversidade e saúde e a bióloga e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Marcia Chame, foi a convidada da vez. Especialista no estudo de doenças silvestres, Chame explica a raiz de suas pesquisas e a comprovação científica da importância da biodiversidade para a saúde humana, inclusive na prevenção de epidemias. Assista, entenda e compartilhe.

 

******

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

No quarto episódio da série Biodiversos, Nurit Bensusan nos conta como busca popularizar a ciência e a biodiversidade em si com livros e jogos especialmente dedicados às crianças. “As crianças têm grande empatia com a conservação da natureza e podem ser as pessoas do futuro para fazer o mundo diferente”.

Dê o play e confira essa e outras reflexões sobre biodiversidade com Nurit Bensusan!

 

******

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]
No quinto episódio, a série BioDiversos apresenta o trabalho da engenheira florestal vencedora do Whitley Award, o “Oscar Verde”, Patrícia Médici. Reconhecida por seu incansável trabalho de conservação da anta brasileira, Médici explica a importância deste animal incrível, e muito ameaçado, para a biodiversidade em diferentes biomas do nosso país. 
 
Assista e compartilhe!

******

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

Neste episódio da série BioDiversos, o professor Alexander Turra, oceanógrafo da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra Unesco Sustentabilidade do Oceano comenta os desafios da conservação da vida marinha, tão importante e tão ameaçada pelas agressões da humanidade. 

Assista e compartilhe!

******

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

O projeto BioDiversos chega ao sétimo episódio entrevistando Daniel Lombardi, tradicional arqueteiro brasileiro comprometido com a conservação da Mata Atlântica e também de uma das mais emblemáticas espécies de madeira atualmente ameaçada de extinção, o Pau-Brasil.

Assista e compartilhe!

******

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

No oitavo episódio, chegou a vez de Felipe Jannuzzi, pesquisador de plantas brasileiras, produtor de bebidas destiladas e criador do Mapa da Cachaça e da Etthylica compartilhar seu depoimento com a extração de aromas e sabores da nossa flora para produzir bebidas destiladas diferenciadas.

Assista e compartilhe!

******

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]
O projeto BioDiversos chega ao nono e último episódio com o depoimento de Sydney Possuelo, etnógrafo brasileiro, ativista social e certamente um dos maiores conhecedores de povos indígenas do mundo.
Possuelo compartilha seus aprendizados e sua experiência de vida junto aos índios brasileiros, especialmente aqueles mais isolados.
Confira e compartilhe.

******

E por que celebrar a biodiversidade? 

Porque ela está em risco. E todas os bons exemplos e atuações pela sua conservação devem ser comemorados! Afinal, os dados não são animadores.

O relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) – Global Assessment on Biodiversity and Ecosystem Services, de 2019, informa que aproximadamente 75% da superfície da Terra está significativamente alterada, que 66% da área dos oceanos estão experimentando impactos cumulativos crescentes e que 85% das áreas úmidas já foram perdidas.

Mas veja só. A versão deste relatório para as Américas mostra que o valor das contribuições terrestres da natureza é de pelo menos US$ 24,3 trilhões por ano!

Também o último Relatório Global de Riscos publicado no 15o Fórum Econômico Mundial, que ocorre anualmente em Davos, na Suíça, colocou questões ambientais como a perda da biodiversidade e outras ameaças à vida no planeta à frente dos riscos apresentados por tensões geopolíticas e ataques cibernéticos, como fazia antes.

Pela primeira vez este Relatório constatou que os cinco principais riscos de longo prazo para a economia mundial são ambientais. Pela ordem o Relatório aponta os principais riscos como sendo:

[su_list icon=”icon: leaf”]

  • Eventos climáticos extremos, como enchentes e tempestades
  • Falhas nos combates às mudanças climáticas
  • Perda de biodiversidade e esgotamento de recursos
  • Desastres naturais, como terremotos e tsunamis
  • Desastres ambientais ​​causados pelo homem

[/su_list]

O Instituto Ekos Brasil tem como uma de suas áreas de atuação a conservação do meio ambiente. Temos um conjunto de iniciativas que conectam investimentos privados a projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas. Também atuamos na gestão e manutenção do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em conjunto com o ICMBio, um importante reduto de natureza em nosso país.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”categoryPosts\\Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]

Veja também