Conheça o cartão de crédito que calcula e alerta as emissões de carbono das suas compras

Já imaginou ter um cartão de crédito que controla suas emissões de gases de efeito estufa?

Uma parceria entre a fintech Doconomy, a Mastercard e o departamento das Nações Unidas (ONU) responsável pelas mudanças climáticas acaba de levar ao mercado suíço essa possibilidade.

Com o auxílio de um aplicativo que utiliza o sistema Índice Aland – que calcula as emissões médias de cada categoria do varejo e a redução que cada cidadão precisa fazer para que o país atinja as metas de cortar emissões até 2030, o cartão rastreia a quantidade de carbono emitida nas transações e alerta o consumidor sobre o seu limite.

O cartão tem uma taxa de utilização, mas o aplicativo é gratuito. O cartão ainda conta com uma espécie de programa de fidelidade, que gera “créditos DO” para os consumidores de hábitos mais conscientes. Esses créditos podem ser trocados por produtos em lojas parceiras ou revertidos em fundos para projetos de compensação de carbono certificados pela ONU.

A preocupação com o meio ambiente, nesse caso, vem desde a concepção do cartão. O material é reciclável e a tinta é a Air Ink, produzida a partir de partículas de poluição do ar.

 

Fonte: Epóca Negócios