Dia do Consumo Consciente: entenda e calcule sua pegada ecológica
O dia 15 de outubro marca uma data muito importante para o mundo atual, o Dia do Consumo Consciente. A celebração foi instituída no Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente no ano de 2009 como uma forma de chamar a atenção para os perigos da produção e consumo exagerados que fazem parte do modo de vida da sociedade contemporânea. Afinal, muitos dos problemas sociais, econômicos e ambientais têm origem ou são influenciados pelo consumismo.
Uma das questões centrais desta data é o ensino de uma economia sustentável, além do conhecimento sobre o que a cadeia produtiva e a compra de um bem representam. A conscientização sobre os efeitos das ações humanas para a natureza é uma das melhores formas de começar uma verdadeira mudança na cultura e nos hábitos de consumo.
Exemplo disso é conhecer o que implica a produção de um bem, sejam os recursos hídricos utilizados ou o quanto de carbono é gerado para a realização de um serviço. É apenas tendo a noção das consequências de cada objeto ou ação que é possível trabalhar para diminuir a utilização de materiais tóxicos e a emissão de poluentes, além de facilitar essa luta ao incluir a pressão da própria sociedade para que mudanças sejam feitas.
Outro ponto importante é que o consumo consciente implica que cada pessoa, individualmente, pode ajudar a minimizar o impacto da atividade humana no planeta. Por meio de ações voluntárias e cotidianas, como o planejamento de compras por necessidade e não por simples impulso, a reciclagem e a valorização de empresas que tenham responsabilidade social e ecológica, é possível que cada um diminua a sua própria pegada ecológica e os danos ao meio ambiente.
O impacto de cada um e o caminho para a sustentabilidade
Mas para que isso realmente funcione é preciso entender qual é o papel do indivíduo na crise ambiental. A ideia de que cada um tem responsabilidade sobre a emergência climática e que pode ajudar a combater a degradação da natureza já tem décadas. Foi em 1996 que o cálculo da pegada ecológica foi teorizado, levando em conta os hábitos diários da população e a utilização de recursos naturais para descobrir o impacto ambiental da vida humana na Terra.
Nesse sentido, elementos como a alimentação, transporte, energia e bens e serviços utilizados têm um impacto no meio ambiente. Principalmente quando as pessoas fazem uso desses recursos mais do que seria necessário para manter uma boa qualidade de vida. Consumismo, desperdício e mal-uso de qualquer produto representam a exploração predatória do planeta.
Seja em quantos litros de água são usados para a produção de uma calça jeans – cerca de dez mil litros – ou até no material que não é reciclado, em tudo há um preço para a natureza. É por isso que o dia 15 de outubro busca conscientizar as pessoas sobre o consumo consciente. Se cada um utilizar apenas o necessário e preservar os recursos naturais, esses efeitos podem ser minimizados ou até mesmo criar repercussões positivas.
Esse é o momento ideal para se refletir sobre o que é possível mudar no dia a dia para que a sociedade consiga se aproximar cada vez mais da sustentabilidade e da convivência em harmonia com a natureza.
E para facilitar esse processo de alteração de hábitos, é possível conhecer qual é a sua pegada ecológica com a calculadora desenvolvida pela ONG WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature). Faça o cálculo e descubra o que você pode mudar e quais práticas pode adotar de agora em diante para colaborar com o planeta e a vida de todos.