INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Ekos Brasil inaugura casa de vegetação no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Cibele Lana 05 nov 2019

Ekos Brasil inaugura casa de vegetação no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Com o objetivo de continuar o trabalho de restauração e reflorestamento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, o Instituto Ekos Brasil acaba de inaugurar casa de vegetação no Parque, no qual atua em acordo de cooperação mútua com o ICMBio.

Desde o início das atividades, a equipe do Ekos já havia identificado um problema sério com relação à agua: as nascentes estavam secando.

A fim de contribuir com a resolução desse problema complexo, o Ekos está empenhado em  restaurar áreas do parque com espécies nativas. Por isso, a construção da casa de vegetação, que já conta com 600 mudas, tendo capacidade, no entanto, para cerca de 20.000.

A coleta de sementes para abastecer o viveiro é feita dentro do próprio parque pela brigada e também contamos com a parceria do Instituto Estadual de Florestas para a produção das mudas.

O Ekos Brasil está levantando recursos para o projeto piloto de plantação de um hectare em uma comunidade no entorno do parque. Logo teremos mais notícias!

“Vamos plantar as mudas nas áreas dentro do Parque Peruaçu e trabalhar atividades com a comunidade para restaurar as nascentes ao redor. A ideia é envolver a todos e fazer educação ambiental”, afirmou Camila Dinat, técnica do Ekos Brasil.

O viveiro fica ao lado do centro de visitantes do Parque Peruaçu e pode ser visitado.

Veja também