Em parceria com Fundação Renova, Ekos Brasil avalia impactos gerados pelo rompimento da barragem de Fundão em UCs

O Instituto Ekos Brasil agora compõe o grupo de instituições que irá analisar as Unidades de Conservação atingidas e/ou impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015.

A parceria é com a Fundação Renova e o projeto se insere no contexto de atendimento ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). Por meio deste termo, a Fundação Renova se propõe a realizar estudos de avaliação de impactos e também a propor medidas para reparar possíveis danos em Unidades de Conservação causados pelo rompimento. 

APE e MONA Pico do Ibituruna em Valadares serão avaliados pelo Ekos Brasil

“O Ekos Brasil possui profundo conhecimento em projetos relacionados a unidades de conservação e ficamos muito orgulhosos em poder contribuir com conhecimento técnico e científico na identificação de possíveis impactos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão nas UC´s. Nós reunimos uma equipe altamente qualificada para este relevante projeto que tem como objetivo levantar os impactos e propor medidas reparatórias”, destacou Ana Moeri, coordenadora de projetos de carbono e conservação no Ekos Brasil.

O Instituto Ekos Brasil está avaliando seis unidades de conservação continentais localizadas entre os municípios de Governador Valadares (MG) e Linhares (ES).

 

São elas:
• Monumento Natural Pico de Ibituruna (Governador Valadares/MG)
• Área de Proteção Especial Pico de Ibituruna (Governador Valadares/MG)
• Reserva Particular do Patrimônio Natural Sete de Outubro (Conselheiro Pena/MG)
• Parque Estadual Sete Salões (Conselheiro Pena, Itueta, Resplendor, Santa Rita do Itueto/MG)
• Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Bulcão (Aimorés/MG)
• Floresta Nacional de Goytacazes (Linhares/ES)

E, para isso, contará com especialistas em uma comitiva de diversas áreas dos meios biótico, físico, socioeconômico e cultural.

O projeto começou em outubro e vai até maio.

Calendário Ekos Brasil
2019 – Fundo Peruaçu

R$ 40,00