INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Instituo Alana e ICMBio lançam um guia para acampar com crianças

Cibele Lana 01 ago 2019

Instituo Alana e ICMBio lançam um guia para acampar com crianças

 

Já parou para pensar em quantos benefícios um acampamento na natureza pode trazer para as crianças?

Além de estimular um vínculo afetivo das crianças com o meio ambiente, esse contato também propicia melhorias na saúde física e mental dos pequenos, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais.

Foi com base nesses benefícios que o Instituto Alana e o ICMBio lançaram um guia, “Acampando com crianças”, para incentivar as famílias a acampar com os pequenos. O guia faz parte do programa Criança e Natureza, desenvolvido em parceria pelas duas instituições.

“Acampar em família é uma experiência transformadora, não só para as crianças, mas para os adultos também. São momentos que ressignificam os nossos valores, que a nossa memória registra e certamente não esquece. As crianças aprendem a reconhecer suas possibilidades e limites, exercitando a autonomia e lidando com riscos.”, comenta Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza, em comunicado à imprensa.

Além de um check list do que pensar e providenciar antes de acampar com crianças, o guia também traz alguns Parques Nacionais que têm mais estrutura para acampamento, dicas de equipamentos básicos, de segurança e até mesmo sobre como impactar o menos possível o meio ambiente. 

Se você nunca acampou com crianças, comece fazendo um pequeno exercício no quintal ou na sala de casa. Depois, cuide de todos os detalhes e experimente uma área natural.

Educar crianças em contato com o meio ambiente e com nossos parques nacionais é certamente mais uma forma de promover o amor pela natureza e conscientizar os pequenos sobre a importância da preservação.

Clique aqui e acesse o guia!

Veja também