Modelos sustentáveis para sobreviver à seca no interior do Pernambuco
Os produtores agroflorestais de Triunfo, em Pernambuco, foram devastados pelos efeitos da seca na região que ocasionou a perda de toda sua produção.
Para sobreviver a esses tempos difíceis, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde formou uma cooperativa que vem atuando na região com o beneficiamento da cana e de frutas e com a comercialização dos produtos agroecológicos.
Com o aporte do Programa Ecomudança, a associados receberão capacitações com formações teóricas e práticas para implementação dos Sistemas Agroflorestais.
Os SAFs são consórcios de culturas de espécies arbóreas e agrícolas que podem ser usadas para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Dessa forma, os agricultores de Triunfo poderão manter a fertilidade do solo, incrementar a produção e a renda, além de preservar a biodiversidade.
Junto aos treinamentos, eles também terão acesso a todos os recursos para construção dos viveiros e aos kits produtivos.
No total, serão implantados 15,5 há de SAFs, beneficiando 31 famílias de agricultores familiares, com um aumento de renda de até 30%.
Serão plantadas 4.560 mudas e cerca de 128 t CO2e serão sequestrados.