INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Programa Ecomudança abre edital para seleção de projetos ambientais

Cibele Lana 27 mar 2020

Programa Ecomudança abre edital para seleção de projetos ambientais

Desde 2009, o Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto Ekos Brasil, seleciona iniciativas que reduzem emissões de Gases de Efeito Estufa para receberem aportes de investimento provenientes da destinação de uma porcentagem das taxas administrativas dos fundos de renda fixa Itaú Ecomudança. O objetivo do banco é transformar os investimentos dos clientes em benefício para a sociedade.

O processo seletivo em 2020 acontece de 30 de março a 30 de abril.  Podem se inscrever organizações – sociais, fundações e associações, inclusive as que atuam como movimentos sociais – e cooperativas. Buscamos por projetos:

[su_service title=”Projetos de agricultura sustentável” icon=”icon: check-circle-o” icon_color=”#6094a1″]Produção de alimentos saudáveis, agricultura orgânica, fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais, gestão da água em propriedades rurais, fortalecimento de serviços ecossistêmicos, dentre outros.[/su_service]

[su_service title=”Projetos de energia renovável” icon=”icon: check-circle-o” icon_color=”#6094a1″]Desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócio para viabilizar o uso de fontes renováveis de energia.[/su_service]

[su_service title=”Projetos de floresta” icon=”icon: check-circle-o” icon_color=”#6094a1″]Recuperação de florestas nativas, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), fortalecimento de cadeias de produtos florestais não madeireiros e de serviços ecossistêmicos em ambientes naturais e urbanos, dentre outros.[/su_service]

[su_service title=”Projetos de manejo de resíduos” icon=”icon: check-circle-o” icon_color=”#6094a1″]Destinação adequada e/ou o uso alternativo de resíduos. Iniciativas inovadoras na gestão de resíduos também poderão ser aceitas.[/su_service]

Além disso, buscamos projetos com potencial de gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo, e com alto potencial de replicabilidade.

Atualmente, o Programa tem duas linhas de apoio:

[su_box title=”Apoio a projetos” box_color=”#6094a1″ title_color=”#ffffff”]Iniciativas que apresentam o desenvolvimento de uma tecnologia social com potencial de gerar renda aos beneficiários, capacidade de se manter financeiramente a longo prazo e que contenham atividades que promovam a diretamente a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas.

Para inscrever seu projeto, [su_highlight]acesse aqui.[/su_highlight]

[/su_box]

[su_box title=”Apoio a negócios de impacto” box_color=”#6094a1″ title_color=”#ffffff”]Negócios envolvendo tecnologias e práticas que promovam a diretamente a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas.

Para inscrever seu negócio de impacto,[su_highlight]acesse aqui.[/su_highlight]. [/su_box]

Se a sua organização tem um projeto ou negócio de impacto envolvendo uma tecnologia social com potencial de gerar renda aos beneficiários, capacidade de se manter financeiramente a longo prazo e que promova a diretamente a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas venha mostrar a sua ideia.

 

 

 

 

Veja também