A reflexão a respeito da remediação de áreas urbanas degradadas por contaminação é uma questão que desafia a gestão ambiental urbana atual. A ocupação humana de terrenos contaminados promove um risco ao meio ambiente e à saúde pública.

A revitalização dessas áreas pode garantir um retorno do uso residencial e comercial para as regiões centrais, assegurando assim, a produtividade econômica e o cumprimento das funções sociais dessas regiões, além de contribuir para uma redução da pressão sobre os recursos naturais.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de soluções viáveis neste tema, o Ekos Brasil promove a troca de conhecimento através da organização do Seminário Internacional de Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas. Em 2014, o Ekos Brasil atuou na fundação do NICOLE Brasil, uma rede para discussão de novas tecnologias ambientais para remediação de áreas degradadas e outras iniciativas relacionadas.

Atualmente o Ekos Brasil faz a gestão desta rede, com funções que vão da captação de recursos junto às empresas nacionais e multinacionais, à organização de encontros técnicos e acompanhamento financeiro desta rede.

O Seminário Internacional se encontra hoje, na sua 11ª edição tendo se tornado o evento mais importante da área na América Latina sobre o tema, sendo que nesta edição de 2018 o evento será em conjunto com a Sustainable Remediation (SustRem), conhecida por realizar conferencias internacionais e assim como o Ekos, quer estimular a troca de experiências e perspectivas sobre remediação de áreas contaminadas, mas o SustRem em sua primeira vez vindo ao hemisfério sul, tem como tema principal a remediação sustentável.

Calendário Ekos Brasil
2019 – Fundo Peruaçu

R$ 40,00